Slider

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dicas de Viagem [Sem Lactose] para a Alemanha

Para os intolerantes a lactose que vão viajar para a Alemanha, aqui vai um post com algumas dicas básicas de como sobreviver.

1. Prefeitura de Munique, 2. Portão de Brandemburgo, 3. Catedral Dom em Colônia, 4. Allianz Arena em Munique, 5. Parlamento Reichstag em Berlim

Eu fui para a Alemanha visitar um casal de amigos brasileiros, a Tati e o Ivo. Fiquei apenas 3 semanas, infelizmente! Queria estar lá ainda! rsrs. O país é maravilhoso, eu recomendo fortemente!

Se você tiver a sorte de ficar na casa de algum amigo para conseguir usufruir da cozinha, ótimo. Você vai entender o porquê depois de ler sobre os produtos sem lactose que são comercializados no país.

Se isso não for possível, faça o seguinte: viaje muito bem de saúde, vá ao seu médico, traga suas vitaminas e probióticos, esteja forte, porque dependendo de onde você ficar, você precisará de muita paciência e muita resistência física para ter uma viagem tranqüila.

A não ser que você já fale alemão, a maior dificuldade vai ser olhar para tudo e não entender nada. O que exige que você procure em um dicionário ou pergunte em Inglês. Isso dá uma canseira no começo, mas depois nos acostumamos.

Lembra das dicas para viagens longas? A primeira coisa que fiz quando chegamos foi ir ao mercado.
Na nossa primeira semana, viajamos para Berlim e Munique e precisei fazer umas comprinhas para levar.


1. Nobis Printen, famosa e maravilhosa loja de biscoitos e chocolates em Aachen, 2,3,4,5,6. Loja de salsichas, confeitaria, barraca de frutas, barraca de queijos e barraca de especiarias no centro de Munique.


Onde comprar produtos:

Todos os produtos de mercado eu comprei na Kaufhof, que você encontra em grandes centros.
A Kaufhof é uma super loja que tem de tudo: roupas, cosméticos, itens para casa, papelaria, etc e mercado. Na minha opinião, essa loja é a melhor versão de galerias como El Corte Ingles (na Espanha), Sears e The Bay (no Canadá). Um verdadeiro paraíso das compras. É possível encontrar boas promoções e o mais importante: lá você encontra os produtos sem lactose.

Eu não fui muito nos supermercados porque na cidade onde fiquei a maior parte do tempo, que foi a maravilhosa Aachen - uma cidade de fronteira com a Bélgica e Holanda - o mais fácil e perto para mim era ir à Kaufhof.

O chocolate ao leite sem lactose (pois é, acreditem!) e salgadinhos naturais comprei na DM, que tem uma parte de produtos naturais onde é possível encontrar coisas boas. Essa loja é uma mistura de farmácia com produtos alimentícios.


Marcas sem lactose: 

A Minus L fabrica vários produtos sem lactose.

Sente a felicidade:

·         Leite sem lactose com 3 opções de nível de gordura: 0,3%, 1,5% e 3,8%.
·         Manteiga sem lactose
·         Bebidas lácteas
·         Chantily
·         Mistura para café 
·         Iogurte sabor: natural, frutas vermelhas, baunilha, cereja, pêssego com maracujá, stracciatella, framboesa e muesli.
·         Pudim de chocolate, chocolate com chantily, baunilha bourbon.
·         Sorvete de morango e baunilha
·         Molho de iogurte para salada
·         Antepastos - azeitona e pimentas recheadas com queijo
·         16 tipos diferentes de queijo

Agora o melhor:
·         Requeijão
·         Chocolate ao leite sem lactose

Vocês não imaginam a minha felicidade quando eu descobri o requeijão. Eu nem lembrava que isso existia! Olhando pela foto (galeria de fotos abaixo) ele parece ser mais firme, como uma manteiga, mas não é. É cremoso, um pouco menos que o nosso do Brasil e gostossssérimo. :D

Além disso, existe uma marca de iogurtes de soja chamada Joya, que é muito boa.
Na Bélgica, achei a marca Alpro Soya, que foi a melhor marca de iogurte de soja que provei, deliciosa e com pedaços de fruta. Eu não achei essa marca nas Kaufhof's por onde passei na Alemanha, porém acredito que exista essa marca no país sim, eles vendem em muitos países da Europa.

A marca Valsoia, que é Italiana, tem um sorvete sem lactose maravilhoso. Um corneto super leve e viciante, eu amei.

Todos esses produtos eu comprei na Kaufhof.


Leitura dos rótulos:

Comidinhas para levar nos passeios como: bolachas, salgadinhos, cereais, etc, tem de monte.
O segredo é ler o rótulo. E nem precisa falar alemão para isso, eu não sabia nada em alemão e depois de umas dicas básicas dos meus amigos consegui me virar sozinha no mercado.

Abaixo listo as palavras que você precisa saber:

Zutaten – ingredientes
Butter – manteiga
Buttermilch – coalhada
Joghurt – iogurte
Kann spuren enthalten von: milch – pode conter traços/vestígios de leite.
Käse – queijo
Laktose – lactose
Laktosefrei – sem lactose
Margarine – margarina
Milch – leite
Milchpulver – leite em pó
Milchzucker – açúcar do leite (lactose)
Vollmilchpulver – leite em pó integral

Se mesmo assim você ficar na dúvida, confirme com alguém. Sempre tem alguém que fala inglês. E ande sempre com um mini dicionário na bolsa.


Bilhetinho para restaurantes:

Minha amiga escreveu uma mensagem bem simples em alemão para ser mostrada nos restaurantes em caso de necessidade. Eu pensei que não precisaria usá-lo, mas ele acabou salvando minha vida em uma noite na viagem.

Abaixo segue o texto do bilhetinho que eu levei, fiquem à vontade para copiá-lo.

Hallo,
Ich habe Laktose Intoleranz und ich möchte gern wissen, welche Lebensmittel Milch enthalten.
Könnten Sie mir bitte informieren, ob dieses option Laktosefrei ist?
Vielen dank!


Comendo fora:

Não é fácil. Tem que ter paciência, procurar e perguntar. Eu passei uma semana difícil quando fui viajar para Berlim e Munique.

Para o café da manhã, se o seu hotel inclui essa refeição, a melhor maneira é conversar com a equipe do hotel para verificar se há algo seguro para você.
Caso não seja incluído (caso da minha viagem), eu recomendo que você vá a um Starbucks, peça a sua bebida preferida e solicite que seja preparada com leite sem lactose. Dependendo da bebida é impossível reproduzir sem lactose, como por exemplo, uma bebida de leite com caramelo. Confirme com o atendente. Eu tomava o chocolate quente que é 100% sem lactose ou chá. Para comer, peça uma salada de frutas. Não consegui encontrar muffins ou qualquer outra coisa sem lactose no Starbucks.

Você também pode passar na Kaufhof e comprar o iogurte de soja ou o iogurte de leite sem lactose, lá também tem salada de frutas.

Nas lojas de pães você poderá comer o pretzel alemão e um pão muito parecido com o nosso pão francês, ele tem o mesmo formato, é inconfundível. Infelizmente não lembro o nome.

Para o lanchinho entre as refeições, tenha sua reserva - sucrilhos corn flakes, salgadinhos, por exemplo, Lays sabor natural, pacotinhos de amêndoas, amendoins, frutas (há barracas de frutas nas ruas), etc. O mais fácil de encontrar são esses lanchinhos.

No almoço e jantar as opções mais certeiras são: restaurantes japoneses, thailandeses e vegetarianos. Esse último exige muita atenção, nem sempre são verdadeiros vegetarianos... Ou senão vá a um restaurante e converse com o responsável.

Nunca, jamais, coma os famosos salsichões sem saber a composição! Existem diversas salsichas e lingüiças com lactose. Varia de marca para marca. No mercado eu comprava uma lingüiça da qual uma marca não usava lactose e a outra marca usava, sendo que era exatamente o mesmo tipo de lingüiça, então todo cuidado é pouco!

Há também, lojas de batatas fritas. São batatas maravilhosas, sequinhas e grossas, que são vendidas dentro de um come de papel. Você tem a opção de escolher o molho, então nada mais seguro que o ketchup.
Compre uma batata média e considere-se saciado. 

Se depois de tudo isso, você não encontrar nada, nadinha, tome a medida emergencial de última salvação: vá a um Mcdonald’s e peça um Big Mac sem queijo.
Eu só como um big Mac quando estou a ponto de desmaiar. Por quê? Porque nem sempre me faz bem. Às vezes me dá reação, então eu prefiro não arriscar. Se você não tiver esse mesmo problema, vá em frente.

Agora na época de fim de ano, o país está lotado de feirinhas de Natal. É praticamente a versão natalina da nossa festa junina. Barracas com artesanatos, comidas, muita salsicha, lingüiça, bolinho de batata e cebola, batata frita, peixe empanado, chocolate quente, crepes, doces e mais doces... Enfim, um desastre para os IL's. É uma dificuldade alguém saber te responder se tem lactose ou não. Se quiser arriscar, tenha paciência...

E não caia em tentação como eu fiz: Meus amigos compraram uma salsicha com pão e eu não resisti. Comi um pedacinho, depois mais um pedacinho... quando vi, já tinha comido metade. Nem preciso contar o que aconteceu depois né? Banheiro na certa.

Em relação a doces e sobremesas, além das sobremesas lácteas e sorvetes sem lactose que são vendidos no mercado, você também poderá comer sem problemas: marzipan (cuidado com aqueles que têm cobertura de chocolate), torrone, chocolate ao leite sem lactose (vendido na DM), o chocolate recheado com cereja da Ferrero Rocher (Edição Limitada). biscoitos de especiarias coberto com chocolate ou com açúcar ou sem cobertura da loja de biscoitos e chocolates Nobis Printem (Na foto acima vocês podem ver a vitrine super atraente desta loja).

Bom pessoal, resumindo: precisa ter muita paciência. Não é nada legal ficar todo dia perguntando para as pessoas, em cada restaurante que você passa, se você pode comer isso ou aquilo. Nem sempre encontramos pessoas pacientes e educadas, principalmente em horário de pico.
Então se puder, se organize para não procurar restaurantes no horário de maior movimento. Coma sempre um pouco mais cedo ou mais tarde, assim as chances de alguém ter paciência para te atender serão maiores.
Os Alemães são mais diretos e não tem muita paciência para indecisão de clientes. Entre, pergunte e decida. Não fique com cara de ponto de interrogação, senão o atendente vai deixar você falando sozinho para atender outra pessoa.

Se você ficar alguns dias no mesmo local, procure fazer amizade com a equipe do restaurante que você encontrar para que eles já te reconheçam e assim você não precisa explicar o tempo todo.

Tomando esses cuidados, o resto é aproveitar muito! O país é lindo, cheio de cultura, de gente simpática (sim, os Alemães são simpáticos! Ser direito não significa ser mal educado, antipático ou grosseiro!). Voltei super feliz e morrendo de vontade de voltar!

Galeria de fotos:


Queijo Camembert sem lactose.


Pudim de Baunilha sem lactose


Requeijão sem lactose


Sorvete sem lactose


Chocolate ao leite sem lactose - detalhe para o rótulo que informa que contém menos de 0,1 g de lactose no produto. Todos os produtos da MinuL, que são sem lactose, possuem essa informação.


Bombom de cereja - edição limitada - Ferrero Rocher.



Se eu lembrar de mais alguma coisa, volto a colocar por aqui. Infelizmente eu não tenho muitas informações para passar para vocês sobre os restaurantes, já que eu não precisei utilizá-los muito. Se alguém tiver alguma dica, tanto de restaurantes como de qualquer outra coisa, por favor poste um comentário.
As dicas são básicas, mas espero que sirvam de noção. Antes de eu ir viajar, procurei na internet e até pedi ajuda em uma comunidade no orkut e ninguém me respondeu. Se eu conseguir ajudar pelo menos um pouquinho já ficarei feliz!

Beijos e Boa Viagem! :D


Tati e Ivo, muito obrigada pela receptividade! Nos divertimos muito!
Agora esperamos por vocês, queremos retribuir à altura!
Beijos e Saudades!

10 comentários:

  1. Falar a verdade, Eu achei muito util oque voce escreveu sobre a Alemanha, Felizmente eu nao sou Intolerante a Lactose mas consegui tirar muito bom proveito dessas suas dicas, sao muito boas. Demorei muito para achar um Blog explicando certinho. Fantastico... Agora so falta me preparar para a viagem de Intercambio que sera no final do ano!
    Ps: O Blog esta de parabens tambem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Fico feliz de saber que te ajudou de alguma forma! Te desejo uma ótima viagem, você certamente vai amar, aproveite bastante! Beijos =)

      Excluir
  2. Ola Monalisa.
    Fiquei imprecionada com o seu post. Realmente vc conseguiu se virar direitinho lá.Moro na Alemanha cerca de 8 anos e 12 na Europa.Muitas dos estrangeiros que vivem aqui tendem a ter problemas com Lactose, o consumo de leites e derivados diarios sao muito grandes em relacao ao Brasil.Me acostumei a comer muitas aqui que nao comia no Brasil e os derivados de leite estava em ultimo lugar, entao foi uma bomba para meu organismo. Agora vc ter encontrado sorvete sem lactose primiero que eu foi demais..hahahaha...A mais ou menos 4 ou 5 anos atras todos os produtos sem lactose eram carissimos so o leite chegava a custar 3€ assim como a manteiga de 125g (absurdo, as normais tem 250g) e nao existia tanta variedades como hoje. Eu ficava sonhando com pizzas lactosefrei e agora ja tem ( para minha alegria). Muitas firmas ja estao produzindo produtos assim e os precos estao bem melhores. Bem, alem do Kaufhof, vc pode encontrar estes mesmo produtos no Supermercado Real e Rewe. O real é mais em conta.Os supermercados populares ( tipo os barataus...rs) Tem somente leite e creme de leite que sao: Lidl e Penny ( ainda nao fui no Audi para ver isso). Espero ter ajudado um pouco tambem. Beijos
    Andrea Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea! Ajudou e muito! Obrigada pela sua mensagem!
      E o sorvete, já conseguiu achar? rsrs
      Ainda bem que as opções cresceram e os preços decaíram, quando eu fui a oferta de produtos já era boa, hoje em dia deve estar melhor ainda!
      Grande beijo!

      Excluir
  3. Olá, boa tarde !
    me chamo Alessandra e me casei com Luiz Fernando que descobriu recentemente que tem intolerância à lactose.
    Ele está ainda muito abalado por não poder consumir produtos que ele adora. Na verdade, estamos pesquisando na internet sobre produtos sem lactose, até que encontrei seu post. Meu esposo adoraria provar do sorvete da linha Valsoia. Seria possível encontrar aqui no Brasil? Poderia nos ajudar dando dicas de onde encontrar ? Moramos no Estado do Espírito Santo e no bairro de Vila Velha. Se puder nos ajudar, seremos muito gratos !
    Desde já agradeço pela atenção e espero sua resposta.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra! Boa Tarde!
      A marca Valsoia não está disponível no Brasil. Aqui já podemos encontrar algumas opções de sorvetes sem lactose, como por exemplo, os sorvetes da marca Tofutti (que são cremosos e tem até opções de biscoitos recheados com sorvetes), Trivialy (tem 3 sabores, sendo que um deles é de brigadeiro) e sorvetes de frutas, como alguns sabores dos picolés de fruta da Fruttare, por exemplo, são isentos de leite. Você pode verificar os pontos de venda acessando os sites das marcas que citei.
      Os sorbets e picolés de fruta a base de água são as opções mais fáceis de encontrar, os sorvetes cremosos que passam a ser mais difíceis.
      Você também pode fazer o sorvete caseiro, aqui no blog tenho algumas opções de receitas e na internet há várias versões de sorvetes cremosos a base de leite de soja.
      Espero que tenha ajudado um pouquinho, precisando de mais informações é só me deixar uma mensagem!
      Beijos!

      Excluir
  4. Monalisa parabéns pelo seu blog e pelos seus posts, são realmente fantásticos, se eu tivesse lido suas dicas antes de ir a Alemanha teria me facilitado a vida...rsrs Mas o bom desses países é que se consegue encontrar com uma certa facilidade produtos deliciosos, sem lactose.Como você relatou é sempre uma luta constante para ficar bem em viagens fora do nosso país e para mim é ainda pior, pois tenho o agravante em ter uma doença inflamatória intestinal crônica (reto colite) se eu comer alguma coisa fora do padrão, posso acabar com a minha viagem.
    Obrigada pela simpatia, por todas as dicas e receitas, são realmente de grande ajuda para tornar nosso dia a dia mais agradável. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Eu que agradeço o seu comentário, fico muito feliz!
      Ah que delícia que você foi para a Alemanha! Ah que saudades de lá!
      Imagino como deve ser difícil, retocolite não é brincadeira... mas ainda bem deu tudo certo e você conseguiu aproveitar bastante, não é mesmo?
      Viajar é uma das melhores coisas da vida, não podemos deixar condições de saúde afetar esse prazer imenso!
      Grande beijo!

      Excluir
  5. Boa noite!
    O molho do Big Mac não contem lactose?

    ResponderExcluir